O Google anunciou o nome que marcará a próxima versão do Android, até então chamada apenas de M.A próxima versão do sistema é o Marshmallow. E tem mais: o número da versão, diferente do que muitos pensavam, será 6.0. Sendo assim apresento o Android 6, Mashmallow.
Bom vamos falar sobre o que há de novo.
Android 6,Mashmallow
Novo sistema de permissões
Para aqueles que acompanharam o Google I/O em maio último, já sabe do que estou falando. Para melhorar o processo de instalação e atualização de aplicativos, o Google introduziu um novo modelo para garantir permissões aos aplicativos, semelhante ao que é usado no iOS atualmente.
Durante o processo de instalação as permissões serão solicitadas conforme o aplicativo necessitar.
Assim, tudo o que o app precisa usar será declarado na seção de Permissões do aplicativo, nas configurações. O usuário poderá desabilitar o que ele não quiser que o aplicativo use e, se for algo pequeno, o aplicativo deverá funcionar corretamente sem aquela permissão.
Novo gerenciamento de energia
O alvo dessa vez, é o gerenciamento de energia quando o dispositivo está em standby: segundo o buscador, o modo de energia batizado de Doze impede que apps gastem muita bateria quando o smartphone não está sendo usado
Informações contextuais
O Google quer deixar o Google Now mais inteligente e está fazendo isso com uma função chamada Now on Tap. Pelo nome, já dá para ter uma ideia: em uma tela qualquer, você pode solicitar o Google Now para exibir uma informação contextual que se relaciona com o que você estava vendo.
Suporte nativo para as suas digitais
Afim de acompanhar a adoção do sensor de impressões digitais em alguns smartphones, o Google decidiu implementar no próprio sistema uma autenticação que usa seus dados biométricos para realizar operações. O usuário poderá, por exemplo, confirmar uma compra ou aprovar alguma transação apenas colocando o dedo no sensor.
Gaveta de aplicativos na vertical
Desde o primeiro preview para desenvolvedores, o chamado app drawer já estava diferente: havia grupos de aplicativos em ordem alfabética, com uma rolagem vertical.
Agora, o app drawer é organizado por quatro apps mais usados no topo seguido da grade dos outros aplicativos em ordem alfabética. A rolagem continua sendo de cima para baixo, mas nada impede o Google de mudar até a versão final.
Modificações no sistema
Baseando-se em ROMs customizadas, o Google decidiu dar mais opções para os usuários fazerem modificações no sistema. Batizado de System UI Tuner, esse recurso permite ao usuário alterar o que aparece nas barras de status e configurações rápidas.
Backup automático de apps para o Google Drive
Finalmente o Google vai fazer com que os dados dos seus aplicativos não sejam perdidos se você trocar de celular, perder ou for roubado. Todos os dados do app serão criptografados e salvos no Google Drive, então é esperado que seu login e configurações sejam mantidos no novo aparelho; a restauração será automática.
Melhor integração entre aplicativos
Batizada de App Links, essa função é capaz de associar URLs a funções internas dos apps. Em vez de perguntar se você quer abrir uma URL do YouTube no Chrome ou no aplicativo próprio para esse tipo de conteúdo, o Android já vai saber que o YouTube é a melhor opção.
Bom pessoal, por enquanto é só. Até a próxima!
The post Android 6, Marshmallow appeared first on NumeroReal.